sexta-feira, 12 de julho de 2013

Dicas

Descongelamento de Carnes


O descongelamento ideal de carnes é efetuado no refrigerador, de um dia para o outro. Mas se não for possível utilizar este método, proceder conforme as instruções abaixo (a carne não pode ser mergulhada em água ou lavada, pois perde suas propriedade):
Bifes e Hamburgers - podem ser fritos ainda congelados em fogo forte, numa frigideira com tampa, deixando-se uma abertura para não cozinhar.
Lagarto, Coxão mole e demais carnes p/assar - levar ao forno envolvida em folha de alumínio até descongelar parcialmente; temperar e levar novamente ao forno para terminar de descongelar e assar.
Coxão duro, Músculo e demais carnes p/sopa - coloque a carne congelada diretamente numa panela com água fria, tempere e deixe cozinhar.
Carne moída - havendo necessidade de refogar, coloca-se numa panela com os temperos, tampando após mexer com uma colher para não grudar (fogo mínimo).
Salsicha - colocar numa panela com água fria em fogo mínimo.
Lingüiça - descongelar numa panela com água e óleo; ao secar a água, automaticamente terá início a fritura.

Descongelamento de Aves


O descongelamento ideal de aves é o efetuado no refrigerador. Mas se for necessário acelerá-lo, mergulha-se a embalagem num recipiente com água fria. Para caldos ou sopas, os pedaços podem ser colocados ainda congelados na panela com água fria. Para assar, leve a ave envolvida em folha de alumínio ao forno, em baixa temperatura; temperar e levar ao forno novamente em alta temperatura. 

Diet ou light


Diet é o alimento que passa por uma redução na quantidade de açúcar ou sal. É indicado para pessoas com diabetes e hipertensão.
O light tem menor teor calórico e é ideal para quem deseja manter ou perder peso.

Para a Banana Não Escurecer


A banana na salada de frutas não ficará escura se você cobrir com suco de limão e açúcar refinado ou se colocar na geladeira.

Para o Bolo Não Grudar Na Forma


Após untar a forma coloque algumas gotinhas de azeite e espalhe.
As gotinhas de azeite não deixaram o bolo grudar na forma.

Quando usar o Orégano


O orégano é indicado para molhos de tomate, aves, saladas, legumes cozidos, carnes e peixes assados.

Cozinhar no vapor sem perder o sabor



Para cozinhar no vapor os alimentos, sem perder sabor, siga os passos abaixo:
01. Prepare os alimentos, tempere e arrume-os em um cesto.
02. Os alimentos devem ser colocados com cuidado no cesto, sem pressioná-los, permitindo a circulação do vapor.
03. A parte de baixo da panela deve conter de 3 cm a 5 cm de água, exceto quando os equipamentos já têm a indicação do volume de líquido a ser adicionado.
04. Para dar mais sabor à preparação, a água pode ser temperada com ervas, gengibre, alho, folhas de louro ou especiarias. A água do cozimento pode ser aproveitada para preparar molhos, caldos para sopas e cozinhar grãos. Pode-se usar sucos, vinhos e leite para substituir a água do cozimento.
05. Arrume o cesto com os alimentos na panela com água de moda a encaixar perfeitamente. A principal regra do cozimento à vapor é não deixar o alimento tocar na água durante a cocção.
06. Feche a panela hermeticamente para evitar a perda de vapor, mantendo o aroma, cor e consistência do alimento.
07. O ideal é colocar o cesto com os alimentos quando a água já começou a ferver. De preferência, reduza o fogo durante o cozimento.
08. Evite abrir a panela durante o cozimento para não interromper a circulação do vapor e, conseqüentemente, o processo de cocção.
09. Corte os alimentos em pedaços semelhantes e não muito grandes para que o cozimento seja rápido e uniforme.
10. Se for cozinhar mais de um tipo de legume, selecione os de textura semelhante para cozinharem no mesmo tempo.
11. Mantenha uma chaleira com água fevente para completar a água, se necessário. Adicionando água quente não diminuirá a temperatura.

Carne Macia


Para amaciar a carne, banhe-a com caldo de abacaxi. O leite das folhas de mamoeiro faz o mesmo efeito.


Como tirar o cheiro de peixe


Tábua: As tábuas de plástico (polietileno) e de vidro são melhores. Pois, na madeira, microorganismo se proliferam e é mais difícil tirar o cheiro.
Para tirar o cheiro:
1) tirar o excesso de peixe com a faca. (Atenção! Mas é com lado da lâmina oposto ao lado de corte).
2) usar o lado macio da bucha, para lavar a tábua com água e detergente neutro. (não usar palha de aço).
3) cortar um limão ao meio e esfregá-lo na tábua.
4) enxaguar.
5) lavar novamente com sabão e detergente neutro. Sempre com o lado macio da bucha.
Faca: Para o preparo do peixe, o ideal é usar faca com cabo de polietileno e não de madeira.
Para tirar o cheiro:
1) ao limpar a faca, prestar atenção entre cabo e a lâmina, para não ficar resíduos do peixe. Lavar com bucha, água e detergente neutro.
2) deixá-la de molho por 15 minutos em uma solução de água e água sanitária (1 litro de água e 10 ml de água sanitária).
Pia: Para retirar o cheiro desagradável de peixe na pia da cozinha, a dica é lavar toda a superfície com água e detergente neutro. Jogar água quente.

Cozinha: Para deixar a cozinha com um cheiro gostoso: ferver, em um copo de alumínio, água com alguma erva (por exemplo, alecrim). O aroma vai se espalhar por todo o ambiente.

Verduras sem as folhas murchas


Para reavivar as folhar verdes que estiverem murchas, coloque-as por 30 minutos em uma vasilha com água fria e retorne à geladeira até o momento de servir.

Peixe mais saboroso


O peixe assado fica ainda mais saboroso quando recheado com uma mistura feita de miolo de pão esmigalhado e tempero caseiro de sua preferência. O recheio irá absorver a umidade do peixe e deixará a carne ainda mais saborosa.
Alguns pescadores fazem um buraco na terra e forram o fundo com folhas de árvores; sobre elas põem o peixe que cobrem com folhas e terra. Por cima, fazem uma fogueira cujo calor assa o peixe sem alterar seu sabor.

Extrato de tomate no feijão


Experimente adicionar extrato de tomate ao seu feijão cozido: o caldo ficará muito gostoso e suculento. Utilize 2 colheres (sopa) de extrato de tomate para 3 xícaras (chá) de feijão cozido.

Fritando Filé de Frango


Seque os filés com papel toalha antes de fritar, para evitar que espirre ao colocar no óleo quente.
Na frigideira: Esquente o óleo numa frigideira grande e de fundo reforçado alto. Quando o óleo estiver bem quente, coloque os pedaços de frango com a pele para baixo. Não os deixe amontoar para que o dourado fique uniforme; frite por partes, se for necessário.
Deixe fritar até ficarem bem dourados e cozidos. Vire para cozinhar por igual. Tire da frigideira primeiro o peito. A seguir tire as coxas e as sobrecoxas (a carne escura demora mais tempo para ficar cozida). Coloque sobre papel absorvente para tirar o excesso de gordura.

Para saber se o óleo está bem quente


Para saber se o óleo está bem quente é so jogar dentro dele um palito de fósforo, se acender está no ponto certo.

Para que a pipoca estoure por inteiro


Para que a pipoca estoure por inteiro deixe-o milho sempre no congelador e, ao estourá-las, coloque o sal na panela.

Para fritar peixe e não ficar com cheiro pela casa


Para fritar peixe e não ficar com cheiro pela casa coloque casca de laranja junto da gordura em que está fritando o peixe. 

Para o frango frito ficar dourado e crocante


Para o frango frito ficar dourado e crocante coloque duas pitadas de açúcar no óleo que for fritar o frango, quando estiver marrom escuro coloque os pedaços de frango pra fritar, ficaram dourados e saborosos.
Para deixar seu frango mais crocante durante a fritura, basta colocar uma porção de fubá dentro de um saquinho próprio para culinária (freezer), depois acrescentar os cubos de frango, já previamente temperados. Fechar o saquinho,
sacudir bem e depois fritar.
Desta maneira, todos os lados dos cubos de frango, ficarão empanados e o fubá também deixará uma crosta bem mais crocante.

Salgou a comida? Como retirar o sal

Se sua comida salgou, ponha uma colherzinha (de café), de açúcar e a mesma medida de vinagre, pronto não tá salgado mais, experimente dá certo.

Para deixar o purê de batatas cremoso


Para deixar o purê de batatas cremoso ao preparar o purê de batata, utilize a batedeira para esmagar as batatas ainda quentes e adicione leite somente no fogo. Se a batata for aguada, deixando o purê mole demais, use leite em pó, sem água, em vez do leite in natura.

Segredo dos bolos


Se quando você for testar se seu bolo já esta no ponto e não achar um palito grande, você pode resolver o problema usando um pedaço de espaguete.
Quando um bolo sai do forno não deve ser imediatamente desenformado, porque contém muito vapor em seu interior
O pão-de-ló precisa descansar por 5 minutos, já o tempo para os bolos mais consistentes é de 30 minutos.
O local ideal para o bolo descansar deve ser fresco para que o fundo não resseque e para que o bolo não continue cozinhando em seu próprio vapor.
Se o bolo assar muito ou ficar ressecado, vire-o para baixo, retire as bordas mais duras, regue-o com rum ou conhaque misturado com sucos de frutas ou leite morno
Embrulhe-o com filme plástico e deixe descansar durante 2 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário